A FIM e o WESS estão se unindo para formar o Campeonato Mundial de Hard Enduro?

A FIM e o WESS estão se unindo para formar o Campeonato Mundial de Hard Enduro? 7A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e os organizadores do WESS estão prestes a criar um novo Campeonato Mundial de Hard e Extreme Enduro para esta temporada de  2020.

Na Conferência anual de Comissões da FIM em Genebra, o presidente da FIM, Jorge Viegas, deixou claro o desejo de resolver a situação criada quando o Grupo KTM ficou atrás do WESS, a série separatista da FIM e do Enduro GP em 2018.

Viegas diz que a FIM e o WESS estiveram em discussões para tentar criar o Campeonato Mundial de Hard Enduro.

A FIM e o WESS estão se unindo para formar o Campeonato Mundial de Hard Enduro? 8Em uma entrevista exclusiva ao site de notícias Enduro21, o presidente da FIM, Jorge Viegas, revelou que uma nova Copa do Mundo de Hard Enduro está “sobre a mesa agora”.

Segundo Viegas, o processo está em andamento  desdede 2019 para tentar resolver a situação. A FIM também fez uma licitação em 2019 para um promotor disputar um Campeonato Mundial de Enduro Extremo, mas Viegas diz que nenhum candidato se materializou.

A FIM e o WESS estão se unindo para formar o Campeonato Mundial de Hard Enduro? 9“Acredito que podemos encontrar uma maneira de viver juntos e trabalhar juntos para melhorar a situação. Quero aprender com a experiência do WESS e quero melhorar nossas corridas ”- Jorge Viegas

 O que pensamos?

A mudança pode ser positiva por várias razões, incluindo a concentração da atual série WESS em apenas uma série extrema.

Promovida como parte do DNA da série WESS desde o início, a mistura de eventos extremos e tradicionais nunca se encaixou com muitos na comunidade de enduro que preferem se instalar naturalmente em um acampamento ou no outro. Isso pode ajudar a esclarecer a distinção entre modalidades.

Poderia abrir a porta para as equipes e pilotos da KTM, Husqvarna e GasGas retornarem ao paddock do Enduro GP?

Parece improvável que a KTM volte ao EnduroGP com equipes de fábrica completas nesta fase, por que eles iriam?

Mas pense na história do enduro e é impossível não pensar nas lendas da KTM. Pilotos como Josep Garcia certamente querem fazer parte dessa tradição folclórica do enduro.

Viegas afirma que falou com muitos pilotos e equipes durante os últimos 12 meses para entender seus pontos de vista sobre as diferentes séries: “Eu sei que os pilotos querem voltar ao guarda-chuva da FIM, porque perderam títulos mundiais, não são campeões mundiais. – Conversei com muitos deles sobre isso. ”

A esperança, por outro lado, seria que outros fabricantes se comprometessem com o Campeonato Mundial de Enduro. Fabricantes como Sherco, cujos pilotos Mario Roman e Wade Young são claramente candidatos e vencedores dos eventos do WESS, mas, como as coisas estavam, estão impedidos de competir no campeonato completo do WESS por sua equipe.

Certamente traria o aguardado reconhecimento dos esforços que pilotos como Manuel Lettenbichler, Billy Bolt, Jonny Walker, Graham Jarvis e Taddy Blazusiak – assim como os pilotos norte-americanos como Cody Webb – estão realizando e que potencialmente teriam um título de campeão mundial.

Falando sobre a proposta da mundial de Hard Enduro, Viegas explicou como ele espera que a atual proposta funcione na prática: “A FIM estará presente”, mas que o WESS e os atuais organizadores “têm sua própria estrutura esportiva e procedimento para executar corridas … não queremos mudar o formato dessas corridas, elas já fazem um bom trabalho. ”

Ainda existe muitos assuntos a serem debatidos entre a FIM e WESS e enquanto isso ficamos na expectativa de ver um Campeonato Mundial de Super Enduro.

Aguardamos mais novidades.

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments