Aprenda a ajustar a válvula de potência de moto 2 tempos.

Aprenda a ajustar a válvula de potência de moto 2 tempos. 11

&nbsp—

Você sabe ajustar a válvula de potência da sua moto dois tempos?Leia o texto abaixo e descubra como é simples fazer o ajuste ideal para a sua pilotagem!

Estamos falando de um ajuste bem simples e prático, mas que gera uma grande diferença na sua motocicleta.

Atualmente a maioria das motos dois tempos possuem a opção de ajustar a mola através do aperto da carga ou troca da mola. Por exemplo, a KTM 300 EXC vem com três opções de molas que controlam a velocidade com que a válvula de potência abre.

A mola padrão vem pintada de amarelo e serve para um “ajuste médio” e boa capacidade de liberação. Como alternativa, você pode optar por uma mola pintada de verde para um desempenho mais suave e uma mola pintada de vermelho para um desempenho mais agressivo.

Fazer a troca da mola é simples e leva cerca de três minutos. Deite a moto de lado, remova os dois parafusos que prendem a tampa sobre as molas, remova o conjunto de molas e troque para a mola de sua escolha e depois monte novamente. Fácil!

Aprenda a ajustar a válvula de potência de moto 2 tempos. 12Aprenda a ajustar a válvula de potência de moto 2 tempos. 13

Faça o teste!

Primeiro, faça o teste com a mola vermelha (agressiva) e sim, o desempenho fica notavelmente mais alto, o motor fica muito mais disposto a acelerar, como uma moto 125 anabolizada rsrsrsrs! Esse ajuste é melhor para pistas e provas mais rápidas, poisa a moto fica mais explosiva, porque a válvula abre mais rápido.

Depois utilize a mola amarela (intermediária), que é uma opção intermediária, onde o piloto vai conseguir um ajuste mais versátil. A mola amarela é ideal para o pilotos que procuram uma moto que se saia bem em trilhas travadas e abertas.

No final faça o teste com a mola verde (suave), com ela você vai encontrar um motor mais suave, que é ideal para uma pilotagem técnica e rigorosa, como trilhas travadas e ambientes extremos como o do Hard Enduro. Com esse ajuste  fica mais difícil para andar rápido, e você precisa de mais esforço pra abrir o motor, necessitando de um pouco de embreagem para impulsionar as rotações mais altas.

Além disso, você pode ajustar a válvula aumentando o diminuindo a pré carga da válvula ao girar o parafuso de ajuste. Este ajuste pode ser feito com qualquer uma das molas e facilitando o ajuste ideal para a sua pilotagem. Ao apertar o parafuso de pré-carga você atrasa a abertura da válvula deixando a moto mais mansa e ao soltar o parafuso da pré-carga você deixa adianta a abertura da válvula deixando a moto mais agressiva.

Hoje a empresa BMS Racing oferece ao mercado o Spring Control, acessório que facilita o ajuste da válvula. Com ele você consegue ajustar a pré-carga da mola sem uma ferramenta específica.

Aprenda a ajustar a válvula de potência de moto 2 tempos. 14 Aprenda a ajustar a válvula de potência de moto 2 tempos. 15

As molas fazem uma enorme diferença no ajuste da motocicleta e vale a pena ter todas elas em sua caixa de ferramentas, prontas para fazer o ajuste necessário para determinado terreno.

Fique ligado no TheXrider que em breve traremos mais novidades sobre motos 2 tempos.

Clique aqui e saiba como ajustar a sua suspensão para o Hard Enduro.

&nbsp—

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments